ATENDIMENTO 24H COM HORA MARCADA | ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO

RINOTRAQUEÍTE VIRAL FELINA

Tudo o que você precisa saber!

O que é e qual o risco do seu gato de contrair herpesvírus felino?
É um vírus parecido com a herpes em humanos, porém não é uma zoonose. É comumente visto na primavera e verão, quando os filhotes nascem.
Gatos jovens não vacinados correm mais risco de infecção, assim como os gatos imunossuprimidos (devido ao vírus da imunodeficiência felina).

Além disso, famílias multi-gatos ou certos ambientes repletos de gatos (mais uma vez, como abrigos, gatis, gatos selvagens ao ar livre) são mais propensos a ter problemas como o herpesvírus felino.

Então, se você acabou de adotar um gato de um abrigo ou comprou um gato de um gatil ou criador, saiba que a transmissão para seus outros gatos domésticos pode ocorrer quando você traz um gato novo para o meio ambiente.

Isso porqu o herpesvírus felino é extremamente contagioso e infeccioso.

A transmissão se dá através de fluídos corporais como secreções do nariz ou dos olhos ou por aerossóis (espirros).

Às vezes, condições insalubres devido à desinfecção inadequada podem favorecer a propagação dessa infecção.

Quanto tempo durará o herpesvírus felino?

Pode demorar uma média de 7 a 10 dias até os sinais clínicos.

Saiba que alguns gatos podem ter recaídas de sinais clínicos, mesmo anos depois, já que o vírus é latente.

Como tratar herpesvírus felino?

Infelizmente, não há cura para os herpesvírus felino, pois o tratamento é sintomático e de suporte.

Algumas dicas úteis?

Quarentena: Mantenha seu gato recentemente adotado longe dos outros gatos.

Cuidados de enfermagem: Se o seu gato está mostrando sinais nasal ou nos olhos, remova qualquer corrimento. Para evitar que as narinas fiquem bloqueadas pelas crostas.

Umidade: Leve seu gato para o banheiro enquanto você tomar um banho quente. O vapor pode ajudar a umidificar as passagens nasais e fazer seu gato respirar melhor.

24 horas
com hora marcada

É hora do veterinário?
Só se for com o Tio Matheus!