ATENDIMENTO 24H COM HORA MARCADA | ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO

PARVOVIROSE CANIANA

Você sabe o que é?

A doença é causada pelo parvovírus canino, sendo contagiosa e bastante grave, podendo acometer tanto cães filhotes, quanto adultos. Ela afeta as células intestinais do pet, causando inflamação no local.

TRANSMISSÃO
A contaminação pelo vírus acontece com o contato direto com secreções de um pet infectado, como fezes e vômitos, que podem acabar contaminando o piso e objetos como pote de comida e a cama do pet, por exemplo.
Além disso, o vírus pode sobreviver por meses e até anos no ambiente.

AS FEZES DE UM PET INFECTADO CONTAMINAM O AMBIENTE?
Sim, nesses casos, a higienização correta é primordial para acabar com o vírus.
Por ser altamente contagiosa, muitos tutores têm dúvida se a parvovirose canina pega em humanos.
E não: ela não é transmissível para seres humanos. Porém, mesmo sem saber, os humanos podem acabar transmitindo essa doença para o pet, já que é possível levar o vírus para casa na sola do sapato e até mesmo no pneu do carro. Essa informação, talvez você não soubesse.

SINAIS CLÍNICOS
A partir do momento que o pet tem contato com o vírus e foi contaminado, os sintomas de parvovirose costumam aparecer em torno de 7 a 14 dias.
Dentre os sintomas da Parvovirose estão:

  • Vômito;
  • Diarréia com ou sem sangue;
  • Febre;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso, dentre outros…

TRATAMENTO
Não há remédio para parvovirose de forma específica, porém o veterinário irá receitar medicamentos como vitaminas, soro e antibióticos para combater a doença. A internação do pet muitas vezes é fundamental, pois é necessário mante-lo no soro para que o mesmo não desidrate.
A parvovirose pode levar a desidratação intensa (vômitos e diarréis) além da hipoglicemia, por isso o acompanhamento de perto por um veterinário é essencial para a melhora do pet.
Geralmente quando é necessária a internação, esse pet costuma passar de 3 a 7 dias no hospital.

MEU CACHORRO MORREU DE PARVOVIROSE, QUANDO POSSO TER OUTRO?
Não existe um tempo exato para saber após quanto tempo você poderá ter outro pet em casos de óbito por parvovirose.
O correto, nesses casos, é descartar o sutensilhos que pertenciam ao antigo pet e higienizar todo o local com frequência. Eliminando o vírus, você poderá levar o novo pet ao seu lar. Mas saiba que isso pode demorar: teóricamente, é necessário esperar de 6 meses a 1 ano sem ter um novo cão.

VACINA!!!
Infelizmente, é uma doença grave que pode levar a óbito. Porém, assim como diversas outras doenças, ela pode ser prevenida com a vacinação!
A vacina para cachorro contra parvovirose recebe o nome de polivalente, e deve ser aplicada no cão ainda filhote.
Aliás, se você tem um filhote em casa, e o protocolo de vacinação ainda não foi concluído, uma dica é evitar sair de casa com ele, prevenindo o contato com essa e outras doenças.

Atendimento
24 horas
com hora marcada

É hora do veterinário?
Só se for com o Tio Matheus!